Ano é marcado por indicadores positivos na economia de Santa Catarina |
Araquari acende alerta para escorpiões na região
-
Foto: Prefeitura de Araquari / Divulgação -
Vigilância Ambiental e Epidemiológica trabalham para eliminar a espécie, que pode se reproduzir sem a presença de machos
Uma infestação de escorpiões amarelos (Tityus serrulatus) foi identificada no bairro Corveta, em Araquari, onde 51 animais já foram capturados em um pátio de duas empresas locais. A área foi considerada infestada devido às condições do terreno, que apresenta acúmulo de pedras, ambiente ideal para a permanência e reprodução dos escorpiões.
Exemplares da espécie foram enviados para o Laboratório Central de Entomologia da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado, que confirmou se tratar do escorpião amarelo, conhecido pela sua periculosidade. A Vigilância Ambiental de Araquari, em conjunto com a Diretoria de Vigilância em Saúde, já iniciou uma ação de contenção e captura dos animais. Segundo Diogo Lopes, diretor de Vigilância em Saúde, a maior preocupação é evitar que a infestação se espalhe para a área urbana e eliminar os escorpiões de maneira segura e eficiente.
A espécie Tityus serrulatus é particularmente preocupante devido à sua reprodução partenogenética, ou seja, as fêmeas podem gerar filhotes sem a presença de machos. Cada fêmea pode produzir entre 20 e 25 filhotes por parto, realizando até dois partos anuais, o que aumenta significativamente o risco de uma infestação descontrolada. Um único escorpião encontrado em um local já caracteriza uma infestação, o que torna as medidas de controle ainda mais urgentes.
O que fazer se encontrar um escorpião
A orientação para a comunidade é enviar um whats para a Vigilância Ambiental de Araquari, pelo telefone (47) 98846-1279 para que seja feita a captura. Se houver condições, capture o animal e mantenha-o em um recipiente fechado. Não tente matar para evitar o risco de picadas acidentais.
O que fazer em caso de picada
Lave o local com água e sabão, aplique compressa morna e busque atendimento médico imediato. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado ao serviço de saúde para melhor identificação. A picada do escorpião pode levar à morte. Evite amarrar ou fazer torniquete, não aplique qualquer tipo de substância sobre o local (álcool, querosene, fumo, ervas), nem faça curativos que fechem o local, também não é recomendado cortar, perfurar ou queimar o local da picada.
Cuidados em casa
A melhor forma de prevenir o surgimento de escorpiões é manter jardins e quintais limpos, sem lixo, entulhos, folhas secas e materiais de construção nas proximidades das casas; evitar folhagens densas e manter a grama aparada.
Também recomenda-se sacudir roupas e sapatos antes de usá-los; não colocar as mãos em buracos, sob pedras e troncos podres; usar telas em ralos do chão, pias e tanques; afastar camas e berços das paredes; e acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes que possam ser mantidos fechados para evitar baratas, moscas ou outros insetos dos quais os escorpiões se alimentam.
Leia também o material elaborado pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox) com mais orientações. Basta arrastar a tela para o lado, próximo ao título, e clicar em arquivos/mídias.
Deixe seu comentário